Código de Conduta e Ética

 

1. Objetivo

Divulgar, de forma clara e compreensível junto dos Colaboradores e demais stakeholders, os princípios que orientam a atividade da LusoHigin, bem como as regras fundamentais de natureza ética que devem nortear as suas condutas no dia-a-dia; Promover a adoção desses princípios e regras por parte dos colaboradores, clientes, fornecedores, sócios, parceiros e demais stakeholders nas relações que entre eles se estabeleçam e consolidar a cultura própria da LusoHigin, baseada na promoção da sustentabilidade e nos valores da Inovação, Competência e Desenvolvimento Humano.

 

2. Aplicação

Todos os colaboradores, quaisquer pessoas que, independentemente do vínculo e do território em que se encontrem ou onde atuem, exerçam funções na LusoHigin, quer nas relações que estabeleçam entre si, quer nas relações com clientes, fornecedores e demais stakeholders, consultores, agentes, representantes ou quaisquer pessoas que com esta se relacionem.

 

3. Inovação

A capacidade de inovar assume um papel central no posicionamento competitivo da LusoHigin traduz-se num exercício constante de conceção, experimentação e implementação de novas ideias e soluções que permitem o desenvolvimento de negócios competitivos e garantem a criação de valor para todos os stakeholders.
 

4. Competência

A determinação e o rigor são valores imprescindíveis na Lusohigin. A aposta em profissionais qualificados e competentes permite alcançar as melhores soluções, assentes nos pressupostos de qualidade, cumprimento de prazos, excelência e valor.
 

5. Desenvolvimento Humano

A LusoHigin valoriza a componente humana e procura proporcionar um clima de proximidade, transparência e apoio no relacionamento com os seus colaboradores e entre os seus colaboradores, garantindo a sua satisfação contínua. O cumprimento, por todos, de regras básicas de convivência e respeito mútuo nas relações entre colaboradores afigura-se, pois, imprescindível, devendo, designadamente, cada colaborador, no seu quotidiano:
a) observar entre si as regras de educação, cortesia e trato apropriadas para manter um bom ambiente de trabalho;
b) abster-se, em particular, de quaisquer condutas ou práticas de assédio no trabalho;
c) promover um ambiente de trabalho que estimule a inovação, a criatividade e os resultados através do trabalho em equipa;
d) respeitar normas e procedimentos administrativos internos;
e) ser íntegro, honesto e não discriminatório.

 

6. Relação com Terceiros

Todos os destinatários do presente Código de Conduta devem cumprir, no relacionamento com terceiros de natureza profissional, as seguintes regras básicas de relacionamento:
a) ser íntegro, honesto e transparente e observar as regras de educação, cortesia e trato apropriadas;
b) responder a todas as solicitações sempre de forma adequada, atempada, transparente e com o padrão de profissionalismo exigível;
c) assegurar uma adequada comunicação com terceiros;
d) ser objetivo, honesto e profissional nas relações com fornecedores e outros parceiros comerciais;
e) tratar os concorrentes com lealdade e respeito;
f) preocupar-se por manter e promover a boa reputação da LusoHigin;
 

7. Confidencialidade

No exercício da sua atividade profissional, os colaboradores da LusoHigin  acedem a informação que poderá estar sujeita à obrigação de sigilo ou ser qualificada como confidencial, nos termos contratuais e/ou legais. A obrigação de confidencialidade inclui,mas não se limita, a informação relativa a documentos de trabalho, segredos de negócio, recursos humanos, clientes, informação bancária da empresa e dados pessoais. A matéria da confidencialidade dos dados pessoais e a conformidade desse tratamento com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, encontra-se prevista em regulamentos autónomos, para os quais se remete. São, designadamente, proibidas as seguintes condutas por parte dos colaboradores:
a) revelação a terceiros, de informação confidencial relacionada com a empresa e/ou utilização e/ou apropriação daquela informação, sem consentimento daquela, o que pode incluir, entre outras, conhecimento ou informação sobre os negócios da LusoHigin, assuntos legais, contingências e responsabilidades, processos, produtos, clientes, informação relacionada com os clientes, financiamentos, processamento de dados, dossiers, arquivos e know how;
b) revelação a terceiros, de informação confidencial de terceiros, incluindo, mas não se limitando a clientes, fornecedores, parceiros, e/ou utilização e/ou apropriação daquela informação, o que pode incluir, entre outras, negócios, aspetos jurídicos, contingências, dados de mercado, informação relacionada com clientes, preços, custos e know how.
c) utilização em benefício próprio ou de terceiro de informação confidencial de que tomaram conhecimento no seio da empresa, em violação de regras legais, nomeadamente das regras relativas à confidencialidade de informação privilegiada.

 

8. Concorrência

A concorrência leal e saudável constitui paradigma de toda a atividade da LusoHigin. Nesse sentido, os colaboradores estão obrigados ao cumprimento das regras nacionais e internacionais aplicáveis em matéria de concorrência, assegurando que a concorrência entre a empresa que integram e as empresas com que interagem no exercício das suas funções seja sã e leal. Para tanto, devem os colaboradores abster-se de práticas anticoncorrenciais, de atos de concorrência desleal e de práticas restritivas do comércio, incluindo – mas não se limitando a – fixação de preços, troca de informações confidenciais ou comercialmente sensíveis, coordenação com concorrentes e a discriminação de clientes e fornecedores. De igual modo, no relacionamento com os concorrentes da Lusohigin, devem os seus colaboradores obedecer às normas de defesa da concorrência, sendo proibidas quaisquer condutas que impeçam, falseiem e restrinjam a livre concorrência ou estejam em oposição com a lei aplicável nesta matéria.
O relacionamento com os concorrentes obedece a regras de cordialidade e respeito mútuo, não sendo admitidas quaisquer condutas que possam configurar calúnia ou difamação dos concorrentes ou seus representantes.
Na relações com clientes, concorrentes e fornecedores é, nomeadamente, proibido a qualquer colaborador:
a) por qualquer meio, fornecer ou receber informação de concorrentes ou celebrar qualquer acordo ou contrato com um concorrente relativo a preços, termos e condições de venda, distribuição, custos, margens de lucro, condições de entrega, capacidade de produção ou capacidade de utilização produtiva, quotas de mercado, condições negociais atuais ou futuras, territórios de venda ou clientes.
b) participar em reuniões informais ou secretas com concorrentes;
c) participar em quaisquer reuniões com concorrentes onde sejam discutidos aspetos relativos ao negócio, salvo quando se trate de reuniões em associações comerciais ou empresariais de que a LusoHigin faça parte. Quando negociar preços e demais condições comerciais com clientes, deve ter-se em consideração que, aplicar diferentes descontos, promoções ou outros ajustamentos ao preço ou termos e condições de venda para o mesmo serviço, diferentes dos oferecidos a clientes concorrentes em vendas para o mesmo período em condições comparáveis é possível, mas essa diferenciação deve sempre ter por base critérios objetivos (v.g., quantidades adquiridas, existência de uma relação estável com o cliente, o nível de crédito do cliente ou outras).

 

9. Ambiente

A LusoHigin empenha-se em que as suas atividades sejam desenvolvidas de forma equilibrada, sustentável e ambientalmente responsável, numa lógica de melhoria contínua da sociedade. Por esse motivo, os colaboradores e os demais stakeholders devem atuar em conformidade com a legislação e normas aplicáveis em matéria ambiental, para além de boas práticas estabelecidas internamente nesta área. A prevenção através da identificação e gestão de riscos ambientais e a otimização dos recursos naturais, são alguns dos princípios fundamentais que norteiam a atuação individual e coletiva na materialização desse desígnio. Todos os colaboradores devem ter conhecimento adequado dos efeitos ambientais dos produtos e materiais que usam no quadro do desempenho das suas funções, devendo ser dada particular atenção ao respetivo consumo, uso e manuseamento para garantir uma utilização segura e sem riscos para a saúde e o ambiente.